sexta-feira, 14 de maio de 2010

Anos 60

Moda

Os anos 60, acima de tudo, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas idéias de liberdade "On the Road" [título do livro do beatnik Jack Keurouac, de 1957] da chamada geração beat, começavam a se opor à sociedade de consumo vigente. O movimento, que nos 50 vivia recluso em bares nos EUA, passou a caminhar pelas ruas nos anos 60 e influenciaria novas mudanças de comportamento jovem, como a contracultura e o pacifismo do final da década.Nesse cenário, a transformação da moda iria ser radical. Era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento.Conscientes desse novo mercado consumidor e de sua voracidade, as empresas criaram produtos específicos para os jovens, que, pela primeira vez, tiveram sua própria moda, não mais derivada dos mais velhos. Aliás, a moda era não seguir a moda, o que representava claramente um sinal de liberdade, o grande desejo da juventude da época.Na moda, a grande vedete dos anos 60 foi, sem dúvida, a minissaia. A inglesa Mary Quant divide com o francês André Courrèges sua criação. Entretanto, nas palavras da própria Mary Quant: "A idéia da minissaia não é minha, nem de Courrèges. Foi a rua que a inventou". Não há dúvidas de que passou a existir, a partir de meados da década, uma grande influência da moda das ruas nos trabalhos dos estilistas. Mesmo as idéias inovadoras de Yves Saint Laurent com a criação de japonas e sahariennes [estilo safári], foram atualizações das tendências que já eram usadas nas ruas de Londres ou Paris.O sucesso de Quant abriu caminho para outros jovens estilistas, como Ossie Clark, Jean Muir e Zandra Rhodes. Na América, Bill Blass, Anne Klein e Oscar de la Renta, entre outros, tinham seu próprio estilo, variando do psicodélico [que se inspirava em elementos da art nouveau, do oriente, do Egito antigo ou até mesmo nas viagens que as drogas proporcionavam] ou geométrico e o romântico.A alta-costura cada vez mais perdia terreno e, entre 1966 e 1967, o número de maisons inscritas na Câmara Sindical dos costureiros parisienses caiu de 39 para 17. Consciente dessa realidade, Saint Laurent saiu na frente e inaugurou uma nova estrutura com as butiques de prêt-à-porter de luxo, que se multiplicariam pelo mundo também através das franquias.Com isso, a confecção ganhava cada vez mais terreno e necessitava de criatividade para suprir o desejo por novidades. O importante passaria a ser o estilo e o costureiro passou a ser chamado de estilista.Entretanto, os anos 60 sempre serão lembrados pelo estilo da modelo e actriz Twiggy, muito magra, com seus cabelos curtíssimos e cílios inferiores pintados com delineador.
Música

A música dos anos 60 é característica da revolução da altura. Era tempo de rebelião e contra-cultura, em que os mais jovens questionavam tudo, incluindo autoridade, corporações, o governo e outros aspectos do quotidiano. Era uma revolução do status quo. Isto deu possibilidade á eminência dos Direitos Civis e de outros movimentos que afectaram os direitos da sociedade. A invasão britãnica foi uma época dos anos 60 em que várias bandas britânicas fizeram furor nos Estados Unidos, e claro, em todo o mundo. The Rolling Stones, The Who, The Animals, e The Beatles foram algumas das bandas que pertcenceram ao movimento. The Beatles emergeram como a mais popular e foram também das bandas com mais sucesso comercial da história. Os Beatles rapidamente fizeram um impacto cultural com as suas letras e tendência a experimentar diferente sons musicais. Embora dissessem que eram apenas uma mania, ainda são consantemente nomeados a banda nº1 na lista The 100 Greatest Artists of All-Time da revista Rolling Stone. Bob Dylan foi outro artista que influenciou artistas durante os anos 60. O seu sucesso continua, como poeta, músico, escritor e activista. Ele foi o port-voz do movimento contra-cultura de 1960. Ele escreveu e cantou canções anti-guerra e outras que celebravam os Direitos Civis! Ele não hesitou em incluir letras que incluíam as suas perspectivas políticas e sociais. Foi um dos artistas a actuar na Marcha em Washington, on Martin Luther King, Jr. Deu o seu discurso imortalizado. É um dos mais respeitados músicos, com uma sonoridade única.
Woodstock. Este evento teve lugar em Agosto de 1969, uma culminação simbólica de uma década de mudança social. Numa quinta em Bethel, New York, mais de meio milhão de pessoas apareceram para apreciar músicos como Janis Joplin, The Grateful Dead, Creedence Clearwater Revival, The Who, e Jimi Hendrix, além de muitos outros. Também chamado de “Summer of Peace and Love” pois muitos do público eram hippies ou pessoas que promoviam a ideia de libertação sexual e amor pelo próximo. Mesmo com tantas pessoas na mesma àrea, apenas 3 pessoas morreram, todas vítimas de acidentes.Os movimentos e políticas dos anos 60 continuam a ter impacto na sociedade de hoje. Os artistas dos anos 60 influenciaram a história da música até hoje, músicos que tomaram uma posição, uma posição contra aquilo que estava estabelecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário