sexta-feira, 14 de maio de 2010

Anos 90

Moda
Até a metade da década de 90, o exagero dos anos anteriores ainda influenciou a moda. Foram lançados, por exemplo, os jeans coloridos e as blusas segunda-pele, que colocaram a lingerie em evidência. Isso alavancou a moda íntima, que criou peças para serem usadas à mostra, como novos materiais e cores.Essa é uma década marcada pela diversidade de estilos que convivem harmoniosamente. A moda seguiu cada uma dessas tendências produzindo peças para cada tipo de consumidor e para todas as ocasiões.Entretanto, vale a pena ressaltar o Grunge, que impulsionado pelo rock, influenciou a moda e o comportamento dos adolescentes com seu estilo despojado de calças, bermudões largos e camisas xadrez da região de Seattle, berço destes músicos.A preocupação ecológica ganhou status e fez com que países conscientes exigissem mudanças por parte dos governos e fabricantes. É lembrada a atitude do Príncipe Charles que proibiu sua então mulher, Diana, de usar laquês para cabelo que contivessem CFC. As propagandas agregaram esses valores a seus produtos, de forma a atingir os consumidores que buscavam mais do que preços e novidades.Foram aderidas, saias longas, calças pantalonas, estampas de bichos, como vaca, zebra, onça e cobra, sapatos com bico quadrado e blazer mais justo. Tudo dava um toque de elegância básica e de “peruagem”, o que caracterizou esta época. O delineador, o batom marrom ou cor de boca davam o toque especial.Na segunda metade da década, a moda passou a buscar referências nas décadas anteriores, fazendo releituras dos anos 60 (cores claras, tiaras) e em seguida dos 70 (plataformas em tamancos e modelos fechados, geralmente desproporcionais), tudo mesclado a modismos dos anos correntes.Modelos brasileiras passaram a chamar a atenção no panorama internacional, em especial Gisele Bündchen, a mais famosa delas. A beleza da mulher brasileira chamou atenção do mundo. Apoiados na indústria têxtil, que se modernizavam, os estilistas perceberam um potencial de exportação. Na década de 90, Alexandre Herchcovitch com todo seu arrojo e estilo, tornou-se a maior personalidade da moda brasileira, atualmente lança suas coleções tanto em Londres quanto em Paris.O profissionalismo e o reconhecimento da moda nacional atingiram significativas proporções ainda nos anos 90. O evento Phytoervas Fashion desencadeou o processo de lançamentos regulares de coleções publicamente por meio de desfiles. Até então, só acontecendo a um público muito restrito nos showroons de cada marca.
Música

Os anos 90 foram cheios de pop, rap, e música alternativa. O início dos anos 90 começou com géneros com techno e hip-hop, que continuaram pela década.Grupos como Technotronic entraram na Billboard com “hits” como “Pump Up the Jam” e “Get Up (Before the Night is Over)”. O hip-hop também chegava agora à popularidade, com MC Hammer, Tone Loc, e Vanilla Ice. Pouco depois, bandas como Pearl Jam, Soundgarden, Alice in Chains, Nirvana, Stone Temple Pilots, ofereciam um novo género de música, com temas desde o amor até à angústia, à raiva e à solidão. Bandas que foram denominadas de Grunge, sendo Pearl Jam mais influenciado por rock, Nirvana e STP por punk, tendo Soundgarden e Alice in Chains uma sonoridade mais pesada. Músicas que também continham uma mensagem sobre a sociedade e o status quo, que provocara a raiva, como tudo estava perdido. Músicas como “Smells like tenn spirit” dos Nirvana falavam sobre uma revolução num mundo sem sentido.Também marcou o início do rock alternativo, que viria na próxima década.

Mais ou menos a meio da década, queria-se algo novo, com a resposta do “happy rock”, contrastando com a negatividade do Grunge. Bandas como Hootie and the Blowfish, Sister Hazel, e The Bodeans perpetuaram melodias e letras positivas. Estas bandas também abordavam temas como o amor e relações com uma perspectiva diferente. “All For You” por Sister Hazel, era sobre o que se fazia sobre outra pessoa numa relação, enquanto “Let Her Cry” por Hootie and the Blowfish falava sobre uma separação dura.
Este “happy rock” abriu caminho para o “bubblegum pop”. Britney Spears e Christina Aguilera dominaram a mainstream até ao fim dos anos 90. Tudo tinha um conteúdo mais sexual, letras e vídeos.
Por essa altura apareciam também boys bands como The Backstreet Boys, 98 Degrees, e N’Sync.
A música nos anos 90 teve uma série de mudanças, criando vários estilos, que hoje são ouvidos e que continuam a influenciar músicos por todo o mundo.
Conclusão

Pelo passar das décadas, a arte e a cultura evoluem, mundialmente. Estilos foram influenciando outros estilos, dando origem a séculos de história.
Aprendemos com este trabalho que as coisas mudam, ou melhor, evoluem. Esperemos que tenham gostado e que este trabalho vos tenha ajudado nalguma maneira.

Sem comentários:

Enviar um comentário