sexta-feira, 14 de maio de 2010

Anos 40

Moda

A silhueta do final dos anos 30, em estilo militar, perdurou até o final dos conflitos. A mulher francesa era magra e as suas roupas e sapatos ficaram mais pesados e sérios. A escassez de tecidos fez com que as mulheres tivessem de reformar suas roupas e utilizar materiais alternativos na época, como a viscose, o raiom e as fibras sintéticas. Mesmo depois da guerra, essas habilidades continuaram sendo muito importantes para a consumidora média que queria estar na moda, mas não tinha recursos para isso.O corte era recto e masculino, ainda em estilo militar. As jaquetas e abrigos tinham ombros acolchoados angulosos e cinturões. Os tecidos eram pesados e resistentes, como o "tweed", muito usado na época. As saias eram mais curtas, com pregas finas ou franzidas. As calças compridas se tornaram práticas e os vestidos, que imitavam uma saia com casaco, eram populares.O nylon e a seda estavam em falta, fazendo com que as meias finas desaparecessem do mercado. Elas foram trocadas pelas meias soquetes ou pelas pernas nuas, muitas vezes com uma pintura falsa na parte de trás, imitando as costuras.Os cabelos das mulheres estavam mais longos que os dos anos 30. Com a dificuldade em encontrar cabeleireiros, os grampos eram usados para prendê-los e formar cachos. Os lenços também foram muitos usados nessa época.Durante a guerra, o chamado "ready-to-wear" (pronto para usar), que é a forma de produzir roupas de qualidade em grande escala, realmente se desenvolveu. Através dos catálogos de venda por correspondência com os últimos modelos, os pedidos podiam ser feitos de qualquer lugar e entregues em 24 horas pelos fabricantes.Sem dúvida, o isolamento de Paris fez com que os americanos se sentissem mais livres para inventar sua própria moda. Nesse contexto, foram criados os conjuntos, cujas peças podiam ser combinadas entre si, permitindo que as mulheres pudessem misturar as peças e criar novos modelos. A partir daí, um grupo de mulheres lançou os fundamentos do "sportswear' americano. Com isso, o "ready-to-wear", depois chamado de "prêt-à-porter" pelos franceses, que até então havia sido uma espécie de estepe para tempos difíceis, se transformou numa forma prática, moderna e elegante de se vestir. Com a libertação de Paris, em 1944, a alegria invadiu as ruas, assim como os ritmos do jazz e as meias de náilon americanas, trazidas pelos soldados, que levaram de volta para suas mulheres o perfume Chanel nº 5.Em 1945, foi criada uma exposição de moda, com a intenção de angariar fundos e confirmar a força e o talento da costura parisiense. Como não havia material suficiente para a produção de modelos luxuosos, a solução foi vestir pequenas bonecas, moldadas com fio de ferro e cabeças de gesso, com trajes criados por todos os grandes nomes da alta-costura francesa.

Música

A música nos anos 40 foi practicamente toda à volta do Jazz e das “Big Bands”, muito populares na altura. Artistas como Rosemary Clooney, Count Basie, e Artie Shaw ajudaram a definir a cena musical com a sua maneira única de entreter o público. Era também a era da 2ª Guerra Mundial, e muitos músicos eram influenciados por tal na sua música/letras, ainda tendo uma atitude positiva em relação ao futuro. Os anos 40 foram tempo para muitos artistas se revelarem, deicando a sua marca na história, muitos deles sendo reconhecidos pelas inovações na altura.
Um desses inovadores foi Dizzy Gillespie. Um trompetista de Jazz proeminente “bandleaders” da altura. Ajudou a criar o BeBop, um estilo musical com um tempo rápido e scat. Scat era uma forma de cantar, substituindo letras por sílabas aleatórias, e também a música Afro-Cubana, que disfrutou de popularidade nos seguintes anos.

Cab Calloway foi outro cantor de scat, que atingiu sucesso nos 40. Tanto sucesso, que era chamado de “Hi De Ho guy”. Calloway é também associado a Betty Boop, depois de uma das suas mais conhecidas músicas “Minnie the Moocher” ter sido usada num episódio. Crosby ajudou a definir a música dos anos 40, influenciando músicos até hoje, passando por Frank Sinatra, Perry Como, e Dean Martin. Trabalhou também no entretenimento, actuando muitas vezes para a tropa, tentando levantar a moral durante a guerra.
Crosby implementou no público a ideia de que um músico era artista genuíno, e não algo que fosse simplesmente novo. Ele abriu portas a futuros artistas que originais com letras com significado.Os Dorsey Brothers são também grandes nomes das big band da década de 40. Jimmy Dorsey, um músico com talento, tocando o clarinete e o saxofone, cuja orquestra foi um dos primeiros actos musicais a vender milhões de albúns com as suas performances. Tommy Dorsey foi um trombonista de jazz que também liderou a sua própria. Contou com mais de 130 hits na BillBoard e como Calloway, teve os melhores músicos da época na orquestra. Foi ele quem começou a carreira de Sinatra na indústria musical. Depois da 2ª Guerra Mundial, o gosto musical mudou, levando a orquestra a acabar, juntado-se depois ao seu irmão, formando a “Dorsey Brothers Orchestra. Pouco depois, ambos morreram, mas a sua música continua a impressionar, sendo dos actos mais memoráveis da década.
O estilo musical positivo criou ambiente para a criação do Rock n’ Roll, na década que estava para vir.

Sem comentários:

Enviar um comentário